Marketing e Publicidade, embora pareçam semelhantes, na realidade não são. A publicidade é apenas uma parte do jogo maior chamado Marketing.
O marketing engloba a conceituação completa de uma marca, desde a pesquisa até o design e a propaganda até a venda.
A publicidade, por outro lado, é um componente do processo de marketing que nada mais é do que transmitir a mensagem por meio de diversos meios para promover o produto.
A publicidade é um dos componentes mais importantes de uma estratégia de marketing e também o mais caro. Publicidade consiste em enviar uma mensagem ao público sobre sua empresa, produto ou serviço.
Também constitui um trabalho de bastidores como o processo que envolve a formação de várias estratégias e chegar a uma certa para atingir os telespectadores. A estratégia consiste em planejar coisas como colocar anúncios, decidir que mídia usar, a que horas, frequência etc.
Os anúncios são geralmente colocados em meios como televisão, correio tradicional, jornais, internet, e-mails, rádio, revistas, mensagens móveis, folhetos, outdoors etc. O mais popular é, obviamente, a televisão, embora a publicidade na Internet também esteja se tornando cada vez mais popular.
A maneira mais fácil de diferenciar publicidade de marketing é considerar o marketing como um bolo e, se você cortar o bolo, a publicidade como uma das partes desse bolo.
Os outros pedaços de bolo são a pesquisa de mercado do produto, o design do produto, o planejamento de mídia, as relações públicas, os preços dos produtos, a satisfação do cliente, o suporte ao cliente, as vendas e muito mais.
Todos esses componentes ou pedaços de bolo devem trabalhar de forma independente, mas coletivamente, para atingir o objetivo maior, ou seja, vender o produto e construir a reputação da empresa no mercado.
O marketing é um processo de maratona que envolve muitas tarefas que envolvem horas, às vezes dias de pesquisa.
A parte de pesquisa de marketing tem a duração mais longa, pois envolve a compreensão completa do comportamento das pessoas em relação a um produto. Projetar o produto e desenvolver a estratégia de publicidade também é um processo demorado.
Somente componentes que levam menos tempo estão executando anúncios e vendas. O marketing também pode ser percebido como um meio entre os consumidores e a empresa.
Mas muitas empresas costumam errar ao confundir publicidade com marketing. Eles tentam imitar grandes empresas como a Coca e a Pepsi em publicidade, mas simplesmente ignoram o trabalho que está por trás disso.
O exemplo clássico disso é, tome o caso do logotipo, por exemplo. Muitos proprietários de empresas estão tão histéricos com o logotipo de suas empresas em seus anúncios que pensam que isso simplesmente gerará vendas.
Mas o que faz um logotipo funcionar não é outro senão a reputação da empresa e o logotipo deve ter um sentimento e deve refletir verdadeiramente os valores da empresa.
Deve-se lembrar também que essas empresas gastam fortunas em publicidade, o que uma nova empresa não consegue.
Em vez de gastar dinheiro desnecessário com a marca de seu produto, deve-se investir dinheiro e tempo para comunicar aos consumidores que eles podem atender às suas expectativas.
Depois de construir reputação e crescer até se tornar uma empresa de grande porte, pode-se pensar nessas ideias pródigas. Educar os consumidores também ajuda, pois lhes dará a compreensão de que você sabe o que faz e é o melhor nisso.
Os profissionais de marketing inteligentes são agressivos na abordagem, em vez de passivos. Eles provocam a mente do leitor, levando-o a fazer algo, em vez de apenas torná-lo conhecedor do produto.
Os profissionais de marketing inteligentes também trazem para casa os nomes, endereços e números de contato de pessoas que estão realmente interessadas em contratar sua empresa por meio de marketing agressivo.
Assim, ter uma boa campanha de marketing fala muito sobre a empresa e seus produtos e a publicidade dá aquele toque final ao trabalho árduo feito pelo pessoal de marketing na venda de um produto.
Comments